Retornar à página
.....

Curso de formação em Yoga, 2017, Campina Grande, PB

Curso de Formação em Yoga - 2017
Campina Grande, Paraíba
Ministrado pela equipe Shri Yoga Devi

Equipe responsável pelo Curso de Formação

Os principais professores do Curso de Formação em Yoga Shri Yoga Devi são Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī) e Roberto Martins (Śivānanda Yakṣa). O curso contará também com a colaboração da fisioterapeuta Ivana Fernandes Torres Santos, professora do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), na disciplina “Anatomia e fisiologia do Yoga”, bem como o apoio por parte dos professores Eanes, Camila, Adriano, Edson e Luciana (Shri Yoga Devi Paraíba), que auxiliarão nas aulas práticas de Hatha e Raja-Yoga.

Veja os princípios básicos que seguimos em nosso Yoga, neste link.

Roberto Martins e Flávia Bianchini
Roberto Martins e Flávia Bianchini

Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī)

Concluiu em 2013 o Mestrado em Ciências das Religiões, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com uma dissertação sobre espiritualidade indiana: “O Estudo da Religião da Grande Deusa nas Escrituras Indianas e o Canto I do Devī Gītā”. Possui Bacharelado em Artes Plásticas (2001) e Licenciatura em Artes Visuais (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Concluiu Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Ensino de Yoga, pelas Faculdades Integradas Espírita (2005).

Flávia Bianchini

Possui mais de 20 anos de estudos e prática espiritual, tendo concluído os seguintes cursos de formação, com um total de mais de 1.000 horas de aulas teóricas e práticas:

* Especialização em Docência de Ensino Superior em Yoga (Pós-Graduação pela UNIBEM, Faculdades Integradas Espírita);

* Instrutora de Kundalini Yoga pelo Instituto de Yoga 3HO e certificada pelo K.R.I. (Kundalini-Yoga Research Institute) com Subagh Kaur Khalsa;

* Kundalini Yoga Advanced Course – Nível II (Comunicação Consciente, Relacionamento Consciente, Mente e Meditação, Vitalidade e Stress, Ciclos da Vida), com Shiv Charan Singh e Subagh Kaur Khalsa;

* TTC (Teacher Training Course), sistema Sivananda / Yoga Vedanta Forest Academy, The International Sivananda Yoga Vedanta Centre, formação de instrutores de Yoga Sivananda, obtendo o título de “Yoga Siromani” (professora de Yoga);

* Kriya Yoga de Babaji, níveis I, II e III, com Sharana Devi e Marshall Govindan;

* Estuda e utiliza os sons sagrados e mantras no seu trabalho, tendo realizado treinamento sobre técnicas de gongo com o mestre Don Conreaux;

* Yoga Pré-Natal, pelo Instituto de Yoga 3HO, com Subagh Kaur Khalsa;

* Numerologia Tântrica (Karan Kriya), com Shiv Charan Singh;

* Hatha Yoga e Biopsicologia, formação de instrutor de Yoga, com o Acharya Ranendrananda Avadhuta (AMAYE – Ananda Marga Association of Yoga Educators);

* Terapeuta Ayurveda, com José Luiz Azevedo (Marzen);

* Estudou Biopsicologia no Parque Visão Futuro, com Susan Andrews.

* Formação em Yoga Terapia Hormonal, com Dinah Rodrigues.

É autora do livro "A Grande Deusa na Índia: uma breve história" (2016). Ver mais informações sobre o livro neste link.

Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Arte, Cultura e Filosofia da Índia, estudos sobre o Feminino nas Escrituras Indianas, e se dedica ao ensino de Yoga, ministrando aulas, palestras e cursos. Mantém o site www.shri-yoga-devi.org por meio do qual escreve e divulga textos sobre Yoga e outras escrituras indianas. 

Experienced Registered Yoga Teacher, E-RYT 200, Yoga Alliance

É Instrutora de Yoga credenciada pela Aliança do Yoga, no padrão de 500 horas de formação (o mais elevado disponível). É também registrada na Yoga Alliance, no padrão E-RYT 200 (Experienced Registered Yoga Teacher).

https://www.yogaalliance.org/TeacherPublicProfile/tid/113601

Flávia Bianchini e Roberto Martins

Roberto de Andrade Martins (Śivānanda Yakṣa)

Possui graduação em Física, pela Universidade de São Paulo (USP), é doutor em Filosofia, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Livre-Docente em Física pela Unicamp. Durante sua carreira como professor universitário, dedicou-se especialmente à pesquisa e ao ensino de História e Filosofia da Física, tendo publicado mais de 150 artigos e livros sobre essa área. Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se aposentou em 2010. Foi professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande e também do Instituto de Física de São Carlos (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor colaborador da FESB e da UNIFESP.

Paralelamente a essa carreira profissional, dedica-se ao estudo do Yoga e da espiritualidade indiana há mais de 40 anos. Interessa-se principalmente por práticas de meditação (dhyāna) e pelo pensamento filosófico e religioso da Índia. Iniciou a orientação de grupos de meditação em São Paulo, na década de 1970. Em Curitiba, ministrou cursos de extensão sobre o pensamento indiano na Universidade Federal do Paraná e foi professor de filosofia oriental e orientador do curso de graduação em Yoga das Faculdades Espírita, em 1981, além de prosseguir na orientação de grupos de meditação.

Roberto Martins

Na última década, participou durante vários anos como docente convidado dos cursos de pós-graduação (especialização) em Yoga das Faculdades Integradas Espírita (UNIBEM) em Curitiba (PR) e em Vitória (ES). Ministrou nesse curso as disciplinas sobre textos tradicionais indianos, abordando o estudo de obras fundamentais como: Bhagavad Gītā, as Upaniṣads, Yoga Sūtra de Patañjali, Haṭha Yōga Pradīpikā, Gheraṇḍa Saṁhitā, Vijñāna Bhairava Tantra, Tripurā Rahasya, etc. Também participou durante alguns anos, como docente convidado, do curso de Capacitação em Yoga, ministrado em Curitiba, organizado pelo professor Marcos Rojo e pela professora Angélica Beil. Trata-se de um curso de aperfeiçoamento e aprofundamento, com certificados emitidos pelo IEPY (Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga), com reconhecimento do Instituto de Pesquisa de Yoga de Kaivalyadhama (Lonavla, Índia).

Publicou os livros “Significado e bases do Rāja-Yoga” (Rio de Janeiro, Editora Corifeu, 2007) e “Muṇḍaka Upaniṣad – o conhecimento de Brahman e do Ātman” (Rio de Janeiro, Editora Corifeu, 2008). O primeiro deles foi reeditado recentemente, com acréscimos e um novo título: “O Yoga tradicional de Patañjali: o Rāja-Yoga segundo o Yoga-Sūtra e outros textos indianos clássicos” (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2012). Mais recentemente, publicou as obras “Bhagavad-Gītā, a canção divina” (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2014) e “Uma luz sobre o Haṭha-Yoga: uma tradução comentada da Haṭha-Yoga-Pradīpikā” (São Paulo: Shri Yoga Devi, 2014). Já publicou diversos outros trabalhos sob forma de artigo ou capítulo de livro, além de ter elaborado diversas traduções de textos indianos para uso em suas aulas. 

Também colaborou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde tem ministrado disciplinas sobre o pensamento indiano no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões: “Introdução ao pensamento das Upaniṣads” (2011) e “A religião indiana no período dos Vedas e dos Brāhmaṇas” (2012). Foi um dos líderes do Grupo de Pesquisa Padma (UPPB) e editor da revista “Cultura Oriental” (UFPB).

Nos últimos anos tem ministrado oficinas sobre Yoga e meditação em diferentes cidades do Brasil, além de orientar grupos de meditação indiana, seguindo a tradição do Rāja-Yoga sintetizado no Yoga-Sūtra de Patañjali.


.

Equipe Shri Yoga Devi
Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī)
Roberto de A. Martins (Śivānanda Yakṣa)
Extrema, MG
Campina Grande, PB

E-mail: shri.yoga.devi@gmail.com
Blog: http://www.shri-yoga-devi.org/Blog/
.
  . .