Retornar à página
.....

Curso de formação em Yoga, 2017, Campina Grande, PB

Curso de Formação em Yoga - 2017
Campina Grande, Paraíba
Ministrado pela equipe Shri Yoga Devi

Disciplinas do Curso de Formação em Yoga

Disciplinas obrigatórias e carga horária:

O Curso de Formação de Instrutores de Yoga oferecido pela equipe Shri Yoga Devi supera os padrões estabelecidos pela Aliança do Yoga (Brasil) e pela Yoga Alliance (Estados Unidos).

Aliança do Yoga

A Aliança do Yoga indica que, para formação de professores, no padrão de 200 horas, os cursos de formação devem ter as seguintes disciplinas e carga horária:

1. Teoria geral do Yoga; filosofia e ética do Yoga – 40 horas

2. Técnicas do Yoga: teoria e prática – 100 horas

3. Anatomia e fisiologia do Yoga – 20 horas

4. Metodologia de ensino do Yoga – 20 horas

5. Treinamento prático de aulas – 20 horas

Yoga Alliance

Por outro lado, a Yoga Alliance indica que, para formação de professores, no padrão de 200 horas, os cursos de formação devem abranger os seguintes conteúdos e carga horária mínima:

1. Técnicas, treino e prática (Techniques, Training and Practice) – 100 horas

2. Metodologia de ensino (Teaching Methodology) – 25 horas

3. Anatomia e fisiologia (Anatomy and Physiology) – 20 horas

4. Filosofia do Yoga, estilo de vida e ética para professores de Yoga (Yoga Philosophy, Lifestyle and Ethics for Yoga Teachers) – 30 horas

5. Prática de ensino (Practicum) – 10 horas

(e mais 15 horas que podem ser distribuídas nessas cinco categorias)

Shri Yoga Devi

Além de satisfazer os requisitos tanto da Aliança do Yoga quanto da Yoga Alliance, nosso Curso de Formação de Professores de Yoga Shri Yoga Devi oferece um acréscimo de 100 horas de aulas teóricas e práticas, permitindo um maior número de horas de práticas de Yoga vivenciadas ao longo do curso, e também no Retiro – totalizando, assim, 300 horas de aula presenciais, teóricas e práticas, que serão efetivamente ministradas por nossa equipe. Ou seja: não há aulas fictícias, nem estamos computando práticas ou estudos realizados fora dos dias de aula. Haverá também mais 200 horas de estágio e estudo dirigido.

Especificamos abaixo a distribuição dos diversos conteúdos e carga horária total adotada no curso oferecido pela equipe Shri Yoga Devi.

Conteúdos das disciplinas:

A descrição abaixo indica os conteúdos que serão abordados, mas não a sequência em que serão ensinados; muitos deles serão desenvolvidos gradualmente, ao longo de todo o curso.

1. Teoria geral do Yoga; filosofia e ética do Yoga – 40 horas
Significado tradicional do Yoga e os principais tipos de Yoga indianos antes do século XIX. Filosofia do Yoga clássico. Fontes da tradição do Yoga nos vários períodos da história da Índia. História do Yoga moderno, na Índia, no ocidente e no Brasil. Noções de Sânscrito para professores de Yoga. Ética e estilo de vida no Yoga tradicional. Ética para professores de Yoga.

Dois yogins

2a. Técnicas de Haṭha-Yoga: teoria e prática – 70 horas
Estudo teórico e prático do Haṭha-Yoga (incluindo preparação para o ensino das técnicas), abordando: exercícios preparatórios (pavana muktāsana), posturas (āsanas), saudação ao Sol (Sūrya namaskāra), técnicas de respiração (prāṇāyāma), contrações (bandhas), tampamentos (kaya-mudrās), purificações (ṣatkarmaṇī) e relaxamento, com estudo fundamentado nos principais textos tradicionais de Haṭha Yoga indiano: Haṭha-Yoga-Pradipikā, Gheraṇḍa-Samhitā, etc.

2b. Técnicas de Rāja-Yoga: teoria e prática – 50 horas
Estudo teórico e prático sobre o Yoga tradicional de Patañjali exposto no Yoga-Sūtra) (incluindo preparação para o ensino das técnicas), abordando: posturas de meditação, técnicas básicas de controle mental, inversão dos sentidos (pratyāhāra), concentração (dhāraṇā), meditação (dhyāna), união (samādhi); e também aos aspectos gerais de preparação do praticante e superação de obstáculos, através das restrições (yama) e obrigações (niyama).

2c. Técnicas de outros ramos do Yoga: teoria e prática – 20 horas
Estudo teórico e prático sobre o Yoga devocional (Bhakti-Yoga), sobre o Yoga da ação (Karma-Yoga), sobre o Yoga da sabedoria (Jñāna-Yoga), uso de mantras, do som sutil (nāda), gestos com as mãos (hasta-mudrās) e consagrações (nyāsa).

Yogin

3a. Anatomia e fisiologia do Yoga (abordagem ocidental) – 20 horas
Partes do corpo humano, principais sistemas (esqueleto, muscular, nervoso, digestivo, respiratório, endócrino). Principais ossos, músculos e articulações envolvidos nas práticas de Yoga. Benefícios e contraindicações das práticas de Haṭha-Yoga para diferentes idades, situações (como gravidez) e condições de saúde.

 3b. Anatomia e fisiologia do Yoga (abordagem indiana tradicional) – 10 horas
Os constituintes da realidade (tattvas) segundo o Sāṅkhya; os cinco envoltórios ou camadas (koṣas), os dez prāṇas, os três doṣas, o sistema de cakras e nāḍīs, os três nós (granthis), kuṇḍalinī, bindu. Os efeitos de práticas de Yoga no sistema sutil. 

Curso de Formação em Yoga

4. Metodologia de ensino do Yoga – 25 horas
Planejamento do local para ensino de Yoga; ética da divulgação; avaliação preliminar e continuada dos alunos; planejamento das aulas de Haṭha-Yoga; explicação e demonstração em aula; ajustes e orientações; qualidades e defeitos do instrutor de Yoga; ensino de teoria; estrutura de aulas de Rāja-Yoga e indicações práticas para seu ensino.

5. Prática de ensino de Yoga – 25 horas
Observar e analisar aulas de Yoga ministradas por outras pessoas. Ministrar aulas de Yoga de forma supervisionada. Esta disciplina representa um estágio prático de docência em Yoga.

6. Práticas intensivas e vivências de Yoga durante o Retiro – 40 horas
Durante o retiro, os alunos realizarão práticas supervisionadas de Haṭha-Yoga, Rāja-Yoga e outras técnicas, recebendo orientação especial.

 Retiro de Yoga

Relação entre as disciplinas e as duas etapas do curso
O conteúdo descrito acima será dividido entre as duas etapas do curso. Todos os conteúdos básicos e introdutórios à prática de Haṭha-Yoga e Rāja-Yoga serão ministrado na primeira etapa, assim como a disciplina de Anatomia e Fisiologia do Yoga. Outras técnicas de Yoga, metodologia de ensino do Yoga e prática do ensino, assim como técnicas avançadas de Haṭha e Rāja-Yoga, serão ministradas na segunda etapa do curso.


.

Equipe Shri Yoga Devi
Flávia Bianchini (Satyānanda Svarūpinī)
Roberto de A. Martins (Śivānanda Yakṣa)
Extrema, MG
Campina Grande, PB

E-mail: shri.yoga.devi@gmail.com
Blog: http://www.shri-yoga-devi.org/Blog/
.
  . .