Retornar à página de abertura do site Shri Yoga Devi

Livros
A Grande Deusa na Índia

    Acaba de ser lançado o livro de Flávia Bianchini (Satyananda Svarupini): "A Grande Deusa na Índia: uma breve história" (Curitiba, Editora Prismas, 2016), 236 páginas, ISBN 978-855507242-0.

Livro: A Grande Deusa na Índia (capa), Flávia Bianchini

Muitos séculos atrás surgiu na Índia o culto de uma divindade feminina superior a todos os outros seres divinos do Hinduísmo. Essa tradição ensina que existe uma Grande Deusa, chamada Śakti – “a poderosa” – que é a origem de tudo o que existe. Ela é considerada a soberana do universo, podendo se manifestar sob inúmeras formas diferentes, como as muitas deusas descritas nas mais antigas obras indianas. Essa corrente religiosa, chamada Śāktismo, não tem paralelo em outras regiões do mundo. Ela ainda existe e tem grande influência, na Índia. 

Este livro apresenta a história desse movimento devocional, apresentando suas raízes na antiga tradição dos Vedas e analisando suas transformações ao longo de 3.000 anos, até atingir sua plenitude no período medieval indiano. Embora a ideia de uma Grande Deusa suprema já estivesse esboçada nas fases mais antigas, nelas se observa principalmente uma multiplicidade de deusas e não uma deusa suprema única. No início da era cristã surgem as primeiras obras em que a Śakti começa a ser apresentada como o único poder fundamental do universo e adquire um papel fundamental na tradição Tântrica. Depois de um longo desenvolvimento, a Grande Deusa indiana passa a ser considerada como a divindade suprema, como Realidade Última e fonte de toda a criação.

Essa visão religiosa feminista da Índia é pouco conhecida no Brasil. Agora, pode ser apreciada em nosso país, graças à pesquisa cuidadosa e profunda que Flávia Bianchini realizou sobre a Grande Deusa indiana. Além de ser uma obra útil para os especialistas das religiões, ela certamente despertará um interesse mais amplo, por parte das pessoas que estão se voltando para o estudo dos aspectos femininos da religiosidade.

Valor: R$54,00. Neste valor está incluído o envio por correio para qualquer região do Brasil.

Solicite-nos seu exemplar por e-mail (shri.yoga.devi@gmail.com) e enviaremos os dados para depósito bancário. 

O pagamento também pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, pelo sistema PagSeguro, clicando no botão abaixo. 


Veja o vídeo de apresentação desta obra, disponível no YouTube


SUMÁRIO:
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1. A Grande Deusa na Índia: Período Pré-Vêdico
Capítulo 2. A Grande Deusa na Índia no Período Vêdico
Capítulo 3. Período Pós-Vêdico: Brāhmaṇas, Āraṇyakas e Upaniṣads
Capítulo 4. Período Formativo ou Épico (600 a.C. até 300 d.C.)
Capítulo 5. Os Darśanas Indianos
Capítulo 6. A Era Clássica da Índia – o Período Gupta (300-700 d.C.)
Capítulo 7. Civilização Indiana Clássica Tardia ou Posterior (600-1000 d.C.)
Capítulo 8. Śaktismo Medieval Antigo (1000-1300 d.C.) e o Śaktismo Medieval Posterior (1300-1700 d.C.)
Considerações finais
Glossário
Apêndice. Transliteração e pronúncia do sânscrito
Referências bibliográficas

Autora:

Flávia Bianchini possui Bacharelado em Artes Plásticas (2001) e Licenciatura em Artes Visuais (2010) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Dedica-se há muitos anos ao estudo da tradição indiana, tendo concluído em 2005 uma Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Yoga pelas Faculdades Integradas Espírita (Unibem). Já publicou muitos artigos e capítulos de livros sobre suas pesquisas a respeito da tradição indiana e desenvolveu este livro a partir de sua dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões (2013) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O tema de sua pesquisa foi “O estudo da religião da Grande Deusa nas escrituras indianas e o canto I do Devī Gītā”. Ajudou a criar e foi Secretária Editorial (2014-2015) da revista acadêmica "Cultura Oriental", publicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, desenvolve pesquisas na área de arte, cultura e filosofia da Índia, estudos sobre o feminino nas escrituras indianas, e se dedica ao ensino de Yoga e meditação, ministrando aulas, palestras e cursos. Mantém o site www.shri-yoga-devi.org por meio do qual escreve e divulga textos sobre Yoga e outras tradições indianas.

 Flávia Bianchini

Valor: R$54,00. Neste valor está incluído o envio por correio para qualquer região do Brasil.

Solicite-nos seu exemplar por e-mail (shri.yoga.devi@gmail.com) e enviaremos os dados para depósito bancário. 

O pagamento também pode ser feito por cartão de crédito ou boleto, pelo sistema PagSeguro, clicando no botão abaixo. 

 

Este livro também pode ser adquirido através da loja de nosso site.

 
.

Espaço Shri Yoga Devi
Flávia Bianchini (Satyananda Svarupini)
Extrema, MG

Campina Grande, PB
E-mail: shri.yoga.devi@gmail.com
Blog: http://www.shri-yoga-devi.org/Blog/
.
  . .